Horta Suspensa

Chega de brigar com o concreto.

Uma horta móvel, um produto… e um sonho.

A Horta Suspensa é uma estrutura móvel para plantar. Ela resolve muito fácil a sua vida se você está querendo ter uma horta na sua casa ou no seu prédio. Basta ter um local que pegue 4 horas de sol direto e tenha um ralo próximo. Simples assim.

E mais vantagens:

  • Muito espaço para plantar: 1 m² de área de plantio (0,93 m²). Isso é suficiente para plantar, por exemplo: 24 pés de Alface, ou 36 de Rúcula, ou 48 de Cebolinha, ou 12 de Manjericão. Isso só pra você ter ideia do espaço, você pode fazer seu mix como preferir.
  • Sem abaixar: pense numa mesa, ou uma bancada… desde que nos tornamos bípedes tratamos de adequar todas as coisas à nossa altura, certo? Por que só a horta continuou no chão?
  • Beleza e design: um projeto bonito e simples, como tem que ser. Elegante mas sem frescura.
  • Prática: sem obras, sem dor de cabeça… é só montar e pronto. Não gostou do lugar? Mude.
  • Dogs friendly: nossos amiguinhos vão conviver com a horta de boa, e você não vai precisar cercar nada.
  • Nada para dar defeito: um projeto simples e funcional.

E mais: durável (2+ anos), resistente a formigas (basta aplicar cola entemológica nos pés), ótima drenagem (sem usar argila expandida nem manta de drenagem, é só colocar a terra e plantar). E a experiência mais natural de plantar: muita terra pra você… e muito espaço.


Mas deixa eu voltar um pouquinho no sonho que tem por trás desse produto, contar pra você como ele nasceu, cresceu, e agora virou o sonho de muita gente.

Em uma escola no interior de São Paulo, num cidadezinha chamada Joanópolis onde eu, Rodolfo, moro e toco meu trabalho, eles queriam ter uma horta num pátio cimentado e me encomendaram um projeto de horta para as crianças.

Eu pedi alguns dias para pensar, fiz alguns desenhos… alguns “protópitos” com palitos de churrasco… pesquisei materiais, até que saíram as primeiras estruturas. 5 peças, para começar. Isso foi lá em 2018.

As pessoas gostaram! A diretora ficou muito entusiasmada… as professoras também. As pessoas começaram a parar o carro e tirar foto pelo muro de alambrado! Foi tanto que no ano seguinte me convidaram até para dar aulas de horta para a criançada. Eu topei, e descobri aí um grande prazer! (Acho que as crianças também gostaram… – não sei! rsrs)

Esse prazer eu sinto até hoje, em proporcionar a experiência de plantar para tanta gente, de Norte a Sul do Brasil. Eu nunca podia imaginar que aquele projetinho iria virar esse fenômeno!

O começo do sonho.

De lá pra cá muita coisa mudou: a horta ficou mais bonita, mais durável e mais funcional. Os conteúdos que antes eu ensinava para as crianças agora são vídeos e treinamentos mais técnicos e sofisticados.

Mas a essência continua a mesma, e a mesma busca: pelo contato com a natureza e tudo que ela tem para ensinar. Pela beleza, pela simplicidade, por estarmos juntos nesse ato tão sagrado e tão mágico que é plantar.

A minha busca é proporcionar tudo isso para cada vez mais pessoas, e tornar esse produto cada vez mais acessível para todas e todos.

Posso ajudar?