Escola Transforma 2

Passo 6: Controlar predadores

Não somos só nós que gostamos da horta… tem uma outra turminha que também gosta! e que muito provavelmente vai aparecer por aí: insetos como Pulgão, Cochonilha, Trips, Vaquinha, Cigarrinha, Larva Minadora, Mosca Branca… as lagartas… os passarinhos e as formigas. E ainda os fungos, aff!

Mas calma que tudo tem jeito. A gente vai ver aqui como reconhecer os sinais que as plantas dão pra gente de que alguma coisa vai mal, e saber o que fazer em cada caso.

Então se você notar folhas retorcidas ou amareladas, com manchas ou comidas, pode ser sinal de que algum predador está atacando e precisamos fazer o controle, ou ainda corrigir a rega. Veja a seguir os principais predadores que atacam a horta:

.

Pulgão

É um inseto sugador muito comum na Couve. Se notar folhas retorcidas, procure o inseto no verso das folhas. Formigas subindo e descendo das plantas, sem cortar, também são indicativas. Elas se alimentam do fungo que nasce na secreção causada pelo Pulgão ao sugar a planta.

Pulgões ©Sabor de Fazenda

Controle orgânico: aplique uma calda de detergente e vinagre – prepare uma calda com 3 ml de detergente neutro + 20 ml de vinagre de cozinha para cada 1 litro de água potável, e aplique com um borrifador o quanto baste para umedecer toda a planta, por cima e por baixo das folhas. Aplique ao final da tarde de um dia não chuvoso.

No dia seguinte esfregue o dedo sobre o inseto contra a planta. Se estiver seco, está resolvido; já se borrar a folha, reaplique. Verifique também se a rega está sendo feita corretamente, já que a falta de água favorece o aparecimento do Pulgão.

Tempo de carência para voltar a consumir a planta: imediato, não há tempo de carência para este produto.

.

Cochonilha

Outro inseto sugador comum em diversas hortaliças é a Cochonilha, que pode ter escamas ou não.

Cochonilhas com escama (esquerda) e cochonilhas sem escama (direita) ©Sabor de Fazenda

Você pode controlar a Cochonilha sem escamas com catação manual, se não estiver infestava. Ou então pode aplicar uma calda de Óleo de Neen: em 1 litro de água potável dilua 10 ml do produto. Misture bem e aplique com o auxílio de um borrifador, o quanto baste para umedecer toda a planta, por cima e por baixo das folhas. Aplique ao final do dia, com o sol fresco, em um dia não chuvoso.

No dia seguinte esfregue o dedo sobre o inseto contra a planta. Se esfarelar, está resolvido; já se borrar a planta, reaplique. Este produto pode ser estocado depois de diluído.

Tempo de carência para voltar a consumir a planta: pode voltar a consumir no 4° dia após a aplicação.

.

Lagarta

Também é muito comum na Couve. Se notar borboletas sobrevoando as plantas e ovos no verso das folhas, esfregue o dedo sobre eles. Já as Lagartas adultas comem as folhas, e devem ser retiradas com a mão e esmagadas.

No caso de uma infestação, aplique o defensivo orgânico Dimy Pel: para cada 1 litro de água potável dilua 1/5 do sachê de 5 g, misture e aplique com um borrifador o quanto baste para umedecer toda a planta, por cima e por baixo das folhas. Aplique ao final da tarde, com o sol fresco, em um dia não chuvoso. No dia seguinte observe se as Lagartas continuam em atividade, e se necessário reaplique.

Obs: depois de diluído, este produto não deve ser estocado. Então prepare apenas a quantidade necessária.

Tempo de carência para voltar a consumir a planta: pode voltar a consumir no 4° dia após a aplicação.

.


Nota geral sobre aplicações de defensivos orgânicos: as aplicações devem ser feitas sempre ao final da tarde de dias não chuvosos, já que o sol “queima” as plantas, e a chuva “lava” o produto. Apesar de se tratar de defensivos orgânicos, use sempre EPIs (Equipamentos de Proteção Individual): luvas de borracha, máscara tipo PFF2, e óculos de segurança.

Nota sobre o uso do termo “orgânico”: a rigor o termo orgânico se refere à certificação orgânica emitida por uma certificadora, de um produto ou procedimento aprovado no sistema de manejo orgânico. Aqui tomamos a licença de usar o termo “orgânico” para fins práticos, já que a necessidade de certificação não se aplique ao nosso caso.

.


Formiga cortadeira

As formigas cortadeiras prejudicam a horta muitas vezes. Elas vêm de formigueiro próximos à horta para cortar as folhas e levar para o formigueiro. Lá as folhas apodrecem e geram um fungo, dos quais se alimentam. Os tipos mais comuns são a Saúva e a Quém-Quém.

É importante tratar o entorno, eliminando os formigueiros com produtos específicos. No cultivo orgânico uma opção é o formicida granulado Bioisca. A correção do ph (acidez) do solo também é eficiente, já que as formigas sobrevivem no meio ácido.

Mas como medida de controle você pode fazer uma barreira física com Cola entemológica incolor se estiver plantando em vasos ou na Horta Suspensa. Para isso basta aplicar com pincél ou espátula uma faixa da cola um pouco acima do nível do chão, fazendo uma faixa de mais ou menos 1 palmo de altura.

Este tipo de cola é muito pegajoso, então as formigas não vão ultrapassar. Algumas vão grudar, e as outras vão desistir de tentar passar.

Quando a cola perder a pegajosidade, reaplique. Uma embalagem de 500 g já é suficiente para um bom tempo de uso.

.

Passo 7: Escolher bons fornecedores

Você vai precisar de bons fornecedores para manter sua horta produzindo e bonita. Você encontra os produtos indicados neste passo-a-passo em lojas como: lojas de jardinagem (gardens ou hortos); casas agrícolas e agropecuárias; e na internet, em sites como Mercado Livre ou outros especializados em cultivo doméstico.

Se tiver qualquer dificuldade em encontrar fornecedores ou mesmo dúvidas sobre os produtos encontrados, pode me chamar no Whatsapp que eu te ajudo, clique no botão aqui do lado direito.

.

Agora mão na terra! Espero que este material te ajude a ter sucesso na sua horta. Conta comigo, vamos juntos!

Posso ajudar?