Por que não o Paraíso?
A palavra Paraíso vem do persa, quer dizer Jardim.
Esse é meu sonho, criar para as pessoas jardins que sejam o paraíso, lugar da gente se encontrar com a natureza e com as outras pessoas. Para ver, sentir e tocar tantas maravilhas que ela tem nas folhas e frutos. E mais que isso: poder comer!
Assim nasceu o Jardim de Comer em 2019 (ou em 2017 se a gente contar os dois anos de gestação que ele teve antes). Eu, Rodolfo, sonhei esse sonho e agora quero te contar como você também pode sonhar junto e ter uma horta comunitária no seu condomínio, vamo lá?
Assiste só esse vídeo curtinho:
A horta no condomínio tem muitos encantos:
- Muito verde: esse contato faz bem pra nossa saúde física e emocional, o homem precisa dele para se sentir bem
- Um verde “de mexer”, é mais do que só “ver”: outra coisa que faz bem à beça é mexer na terra. Isso remonta a tempos imemoriais, nossas civilizações tem muito mais tempo fazendo agricultura em pequenas comunidades, algo próximo a todos, do que tão longe dela como nos dias de hoje. E isso faz muita falta, é “uma saudade de casa” que muita gente sente
- Modo avião: por isso tem tanta gente nos dias de hoje simplesmente dando um “off” nas telas e reservando um tempo na semana pra se dedicar a atividades que podemos chamar de rústicas, ou artesanais: cozinhar, fazer pão, fazer cerveja, cerâmica… já reparou? Pra mim isso é a eterna busca por equilíbrio em cada um de nós. Parece que nossa alma sabe, sente, aquilo que é bom pra ela. Eu também adoro a facilidade de não ter que ir no banco, ou de fazer uma reunião online – benditas telas! Mas precisa da medida, né?
- Turma da horta: aí no seu condomínio tem muito provavelmente a turma do churrasco, do futebol, da academia… então se prepara agora porque vem aí a turma da horta. Ela não quer guerra com ninguém! só quer plantar suas alfaces e temperos… suas flores comestíveis e ficar de boa
- Aí eu podia falar de tantos benefícios… de consumir alimentos orgânicos, de movimentar o corpo, tomar sol, dar uma acalmada na ansiedade… tudo isso que a horta também te dá. Mas isso você já tá cansada(o) de saber, então eu vou economizar seu tempo e te contar agora como eu posso te ajudar a fazer desse sonho realidade aí na sua vida, no seu prédio, no quintal da sua casa, bora?
Mas “uma horta não são só flores”, com o perdão do trocadilho. Precisa ter dedicação e comprometimento, para cumprir as tarefas:
Mas os benefícios compensam tudo. Você vai sentir o grande prazer de experimentar tudo que isso junto com seus vizinhos e sua família, incluindo as crianças! Sabe aquela história de “criança de apartamento”, que nunca pôs a mão na terra nem viu crescer um pé de alface? Pois eu trabalho justamente pra mudar isso, sabe como?
Com planejamento, conhecimento e engajamento.
Eu te ajudo a planejar seu projeto de horta. Vamos olhar no seu prédio as áreas disponíveis: como é o acesso, quanto sol pega no local, estimar o tamanho da área versus a produtividade, isto é, quantos apartamentos ela consegue atender.
Eu vou treinar seu jardineiro para cuidar da horta, com técnicas simples e práticas de manejo orgânico. É ele quem vai ficar responsável pelos cuidados mais frequentes de rega, adubação, tirar o mato etc. Opcionalmente podemos instalar um sistema de irrigação automatizado ou semi-automatizado.
Vamos eleger uma(um) representante da horta, e uma(um) vice. É ela(e) quem vai ficar responsável por acompanhar o trabalho do jardineiro e fazer o meio-de-campo com o síndico para providenciar os materiais necessários (adubos, mudas e ferramentas). E mais que tudo cuidar do grupo que vai se formar em torno da horta, ser realmente um líder, como numa classe de escola ou numa empresa. Organizar o funcionamento, chamar as pessoas para colher, e também para outros eventos que é legal fazer: pique-nique com as crianças ou Dia do Meio-Ambiente são ideias legais.
Tanto o jardineiro quanto a turma da horta vão ter acesso a conteúdos em vídeo com todo o passo-a-passo de cada etapa, inclusive como colher.
Self-service
Eu uso placas de sinalização espalhadas pela horta, que contém um Qr code. Para que não sabe Qr code é uma imagem, como um código de barras, que você fotografa usando um aplicativo no seu celular. Ao fotografar vai abrir ali uma série de vídeos mostrando pra você, em no máximo 2 minutos, como colher cada planta. Fácil, né?
Se vocês tiverem na turma alguém que saiba e possa ensinar os outros, legal. Mas se não tiverem os vídeos vão ajudar que cada pessoa saiba colher do jeito certo: o ponto de colher, se arranca o pé ou apenas corta as folhas etc. Assim a gente garante que tudo vai correr bem, e que as pessoas não vão acabar estragando as plantinhas por falta de conhecimento.
O jardineiro ainda vai ter à mão um outro tipo de placa, que avisa quando uma planta não pode ser colhida porque ainda está muito pequena, pra reforçar. Ele também vai usar essas placas no caso de ter que aplicar algum defensivo orgânico para o controle de predadores. Essas aplicações, que são normais, exigem um período de carência para voltar a colher, geralmente no 4° dia já está liberado.
Viu só? É assim que eu faço a diferença pra você, prestando uma assessoria simples e bem feita, com muita atenção a você e seu projeto. Em minha estrada de 3 anos de hortas urbanas eu já cansei de ver projetos de horta que não funcionaram justamente pela falta de atenção a esses detalhes. Então eu montei e testei esse modelo, que agora ofereço a você que quer ter uma horta de verdade no seu condomínio.
Eu te atendo em todo Brasil, seja reformando um canteiro de jardim que você já tenha no prédio e transformando ele em horta, seja instalando as Hortas Suspensas, que são as estruturas auto-montáveis que eu criei, elas transformam qualquer lugar em uma horta! Basta ter 4 horas de sol e um ralo próximo, veja detalhes aqui.
Legal, Rodolfo, tô gostando… agora quero saber quanto vale o show!
Bora então que aqui não tem enrolation nem letra miúda, nem orçamentos demorados… é pá-pum. Um projeto básico, com 10 estruturas de Horta Suspensa vai te custar, olha que custo-benefício bom! :
No exemplo eu coloquei apenas Alface para facilitar, mas você pode plantar diversas espécies de verduras e temperos.
Nele está incluso:
- 10 estruturas de Horta Suspensa, que produzem 180 pés ou maços de verduras ou temperos por mês, atendendo 20 apartamentos (2 maços ou pés por apartamento por semana)
- Custo de mudas, adubos e defensivos (comprados diretamente pelo condomínio)
- Placas de sinalização e acessórios: tesoura, borrifador, pazinhas e caixa organizadora
- Assessoria completa por 6 meses grátis na compra de 10 ou mais estruturas, com vídeos, reuniões online e atendimento por mensagem, telefone e vídeo
- Considerado no exemplo que o investimento se paga em 2 anos, que é a durabilidade mínima das estruturas, podendo ser maior dependendo do local de instalação e da conservação. Valores em Reais (R$) em Maio/22.
Não está incluso:
- Frete
- Sistema de irrigação
Todo esse trabalho é feito remotamente, em todo Brasil. Eu tenho trabalhado neste formato desde o ano passado, e dá super certo. Com ele eu implantei 50 estruturas em 4 unidades da empresa ONS Energia: Rio de Janeiro, Recife, Florianópolis e Brasília. Recentemente também fiz a Shell no Rio de Janeiro, mais 10 estruturas, veja aqui.
Se você fizer questão da minha presença física, é possível contratar à parte o serviço + o deslocamento desde a região de Atibaia onde estou.
Dá uma olhada nesse vídeo curtinho com o depoimento da Carol e da Nayla do Condomínio Rosely, no Campo Belo, região sul da cidade de São Paulo.
E aí bora bater um papo?
Gostou da ideia, tá convencida(o) e já tá achando que isso é pra você. Então bora conversar.
Ou então tem alguma dúvida. Bora conversar também.
Vou deixar aqui o meu Whatsapp: (11) 99900-8018 (ou então clique aqui). Se preferir podemos já marcar um papo de 30 minutos ao vivo, por vídeo-chamada, o link da minha agenda é este aqui. Nesse caso eu vou pedir apenas pra você adiantar e dar uma conferida aí no seu espaço nas áreas que tem disponíveis, pra gente avaliar a viabilidade.
Faz o seguinte, por gentileza: nas áreas que está considerando implantar, verifica se elas pegam 4 horas de sol direto por dia. Aí dá uma medida (mais ou menos) pra gente saber o tamanho do espaço. E por último faz um videozinho no celular mostrando os espaços e fazendo algum comentário se quiser.
Pronto agora já temos material pra começar. Aí é só mandar o vídeo no meu Whatsapp antes da reunião que você marcou, e bora falar. Daqui a pouco você vai estar com seu projeto de horta lindão aí no seu condomínio, vivendo as alegrias que ele vai te dar, e recebendo todos os elogios por isso.
“Você vai agradecer ter dado esse passo de agora, ter tido a coragem e a iniciativa de começar.”
Conta comigo. Te espero, muito obrigado pela sua atenção… e bora plantar!
Rodolfo, do Jardim de Comer